Nova Brasil FM

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Os 4 Ps do Marketing de Relacionamento

Em comemoração ao Dia dos Namorados, resolvi desenvolver uma correlação entre o Marketing mercadológico, formado pelo conjunto de variáveis que influenciam como os consumidores reagem ao mercado e os Relacionamentos amorosos modernos.


Produto
No mix ou composto de marketing suas peculiaridades são essenciais para sua permanência no mercado de relacionamento. Os produtos, assim como as pessoas são dotadas de características próprias, nesta interação entre pessoas, onde as variáveis externas podem contribuir para o sucesso ou fracasso no mercado. A boa imagem torna-se imprescindível para serem "comprados" levando em consideração tipos de vestuário, cosméticos em geral, uma série de combinações de acordo com seu perfil, etnia, religião, classe social entre outros. Sempre atendendo aos pré-requisitos e, o gosto do cliente. Poderíamos afirmar que às pessoas que se preocupam com sua aparência estética, estão mais propícias a serem cobiçadas, atingindo seu público-alvo com maior rapidez. Neste contexto, o que vai determinar essa solidez, no caso dos produtos será a qualidade, já entre as pessoas o comportamento entre os parceiros, bem como suas atitudes durante a relação.

Preço
Os produtos como as pessoas, precisam se autovender. Atualmente os relacionamentos amorosos, não costumam serem duradouros. Os pequenos ciclos de relacionamentos vêm contrariando aos tradicionais. Neste contexto, a filosofia a ser empregada ganha outra conotação "que seja eterna enquanto dure" ou "seja intenso o suficiente para viver grandes emoções". Mesmo porque a dinâmica dos relacionamentos amorosos modernos não permitem mais espaços para frustrações e ressentimentos o que prevalece é o "ficar" em outros termos a "a fila anda" terminou? Outro, para preencher a lacuna.

Praça
Segundo os especialistas da área, nenhum produto pode ser desejado se não for visto. Logo, também as pessoas para serem desejadas devem freqüentar constantemente locais visíveis, para se apresentarem aos seus prováveis "compradores" sua vitrine, realizando seu merchandising. Então, freqüentar os potenciais lugares que mais atraem os nichos de mercado em concentrações sociais e eventos como: carnaval, clubes, praças, igrejas. E agora, também marcado pela nova tendência, as relações virtuais, através de sites de relacionamentos com "encontros" numa vida paralela. Todos esses ambientes irão ajudá-lo e, servirão de mercados convenientes, na busca dos futuros parceiros, basta identificarem-se com algum deles e a sorte está lançada!

Promoção
A comunicação é o momento da sedução que visa motivar o cliente a comprar o serviço ou produto. Ela precisa ser clara e objetiva para informar os principais pontos e dar oportunidade para que o consumidor fantasie a oferta, sentindo-se envolvido, persuadido e comprometido com a compra. As técnicas de propaganda feita de forma verbal entre as pessoas, vão descrevendo o comportamento de um indivíduo, passando de uma pessoa para outra disseminando a notícia. Em tempo de violência generalizada, a propaganda feita por meio de boca-a-boca ganham cada vez mais credibilidade e confiança, tornando-se uma fonte referencial para uma nova conquista ou envolvimento.

Lembre-se: Relacionamentos são como produtos, têm prazo de validade, características e requer acima de tudo a satisfação por parte do cliente. Ex. Quando adquirimos um produto, no Supermercado, supõe-se que sabemos o que estamos levando para casa. Então, a escolha deve ter critérios e avaliações. Para não termos a dissonância cognitiva, gerando consequentemente a insatisfação na compra.
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Olá meu nome é jessica e estou fazendo um tcc no meu curso,e é sobre marketing de relacionamento gostaria de pedir a sua ajuda para elaboracao dos 4ps e algumas outras coisas que o meu grupo esta necessitando e gostaria de um apoio.
    Caso nao fosse te atrapalhar com essa ajuda o meu email é jessica-laserda2011@hotmail.com obrigada pela atençao.

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