Nova Brasil FM

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Balanço dos Jogos Estudantis 2009


Com total conhecimento das areias e do mar de Piruí, os estudantes “locais” comandaram as disputas. Foram mais de 600 atletas inscritos, arquibancadas lotadas e muita emoção

O domingo (13) foi de decisão na terceira etapa dos Jogos Estudantis de Praia, realizados na praia do Piruí, em Arembepe, litoral de Camaçari. As disputas valiam títulos para o beach soccer, vôlei de praia, surfe, bodyboarding e aquathlon. Os atletas locais, apoiados pela grande torcida que lotou as arquibancadas durante todos os dias, terminaram conquistando os melhores lugares no pódio.

As primeiras decisões ficaram por conta dos atletas do aquathlon. Após três quilômetros de corrida, um de natação, mais três de volta, já era possível avistar Danilo Guimarães, 22 anos, cruzando a linha de chegada. “Meu tempo só foi maior por causa da correnteza, o mar puxava muito. Mas, na corrida, consegui abrir distância dos concorrentes e faturar essa etapa”, explica o campeão.

No aquathlon kids, categoria disputada por atletas de até 15 anos, o formato é o mesmo, mas o traçado menor. São 200 metros de corrida, 100 metros a nado, mais 200 na volta. Esbanjando fôlego, o jovem José Cláudio, 14, morador de Arembepe, não sentiu o peso da responsabilidade e comemorou o título. “Tenho experiência em competições a nado, mas sinto falta de patrocínio”, desabafa. No feminino, Wilma Barbosa, 14, a única garota inscrita, foi a campeã.

Em resposta aos anseios do jovem atleta José Cláudio, o secretário de esportes de Camaçari, Raimundo Blumetti, prometeu estudar a possibilidade da realização de uma nova edição dos Jogos Estudantis de Praia na cidade. “Houve mais de 600 inscritos, o que mostra o interesse desses jovens pelo esporte”, disse entusiasmado.

Os olhos atentos do representante do Ministério dos Esportes, Carlos Pereira, testemunharam o empenho dos estudantes em cada categoria. “Fiquei surpreso com a quantidade de inscritos, ultrapassando as 650 vagas disponíveis. Essa terceira edição demonstra a consolidação e o crescimento dos Jogos Estudantis de Praia”, afirma, parabenizando o caráter interdisciplinar do evento.

Segundo Pereira, quando a administração pública está unida e receptiva a idéias inovadoras, é possível proporcionar bem-estar às pessoas. “A participação da Prefeitura de Camaçari foi fundamental no apoio logístico”, diz, em referência ao suporte institucional no transporte para os alunos, serviço médico de plantão e alimentação.

De acordo com o secretário de educação, Valter Lima, para aproveitar melhor o litoral da região, as modalidades esportivas de praia podem ser incorporadas às atividades já existentes no município. “São modalidades diferentes dos projetos que desenvolvemos, vamos discutir melhor com o Ministério dos Esportes”, disse, em referência ao representante da pasta, Carlos Pereira, que acenou positivamente.

Alheias à toda essa discussão, as garotas da equipe Stronda bateram as BeachGirls, por 2 sets a 0, pelo vôlei de praia, e soltaram o grito de campeãs. No masculino, a equipe Artos não tomou conhecimento dos Kaxorrões e venceu pelo mesmo placar. Com os garotos da categoria sub-18 não foi diferente, São Tomáz 2 sets a 0, em cima do Extreme.

Na arquibancada mais barulhenta dos jogos, a do beach soccer, a torcida da casa literalmente empurrou as equipes masculina e feminina livres para cima dos adversários. Os alunos do Colégio Municipal Lídia Coelho reinaram absolutos e levantaram as taças. No feminino, Lídia Coelho/B goleou por 3 a 1 a equipe Ilay Garcia/B. No masculino, novamente, o Lídia Coelho foi campeão, dessa vez, batendo os Homens do Mar.

No futebol sub-12, o Elísia Dias venceu, nos pênaltis, o Ilay Garcia, por 1 a 0, após empate por três gols. Pelo sub-15, passeio do Dom Pedro II sobre o Américo Pereira, 6 a 3. No sub-17, o Polivalente aplicou 3 a 2 no Barra de Pojuca e ficou com o troféu.


Sobre as ondas

Nas modalidades mais radicais, Henrique Machado foi o campeão do bodyboarding. Na categoria aberta de surf, Willy Correia ficou com o título. Na Junior, foi a vez de Jadson Ferreira sagrar-se vencedor. Pela mirim, Ian Costa repetiu o feito da etapa de Salvador e comemorou a vitória.

Já na Universitário o título de campeão masculino ficou com o atleta Bruno Matheus e o feminino com Priscila Gondim, que ao receber a premiação fez um dos gestos mais bonitos dos jogos. A atleta doou a prancha novinha para uma outra surfista de Arembepe, como forma de incentivo ao surfe feminino e a prática do esporte local.

Pela categoria local, não deu para o favorito Lucas Guilherme. Mesmo com a torcida dividida, o sortudo Desimário Junior, também morador de Arembepe, contou com a ajuda do mar para sair vencedor. “Por sorte, veio a boa e, no último minuto da bateria, consegui a virada”, diz ele, feliz da vida.


Resultados:

Aquathlon – Danilo Guimarães

Aquathlon Kids Masculino – José Claudio

Aquathlon Kids Feminino – Wilma Barbosa

Vôlei de Praia Feminino – Stronda

Vôlei de Praia Masculino - Artos

Vôlei de Praia Sub 18 – São Tomáz

Beach Soccer Masculino – Lídia Coelho

Beach Soccer Feminino – Lídia Coelho B

Beach Soccer Sub 12 – Elísia Dias

Beach Soccer Sub 15 – Dom Pedro II

Beach Soccer Sub 17 – Polivalente

Bodyboarding – Henrique Machado

Surfe Open – Willy Correia

Surfe Júnior – Jadson Ferreira

Surfe Mirim – Ian Costa

Surfe Local – Desimário Júnior

Surfe Universitário Masculino – Bruno Matheus

Surfe Universitário Feminono – Priscila Gondim

Fonte:Litoral Norte News


Um comentário: